Geração Z no LinkedIn
Há por volta de 75 milhões de usuários da plataforma LinkedIn no Brasil, sendo apresentado em porcentagem, significa mais de 60% da força de trabalho no país.
O aumento na plataforma passou de 2,5% em 2010 para 40% em 2024, isso ocorreu através da participação dos nascidos entre 1997 à 2012, a famosa Geração Z. Sendo o grupo o que mais gera movimentação no LinkedIn, ficando apenas atrás dos nascidos entre 1981 à 1996, a Geração Millenials, sendo 51%.
O suporte brasileiro geral advém dos âmbitos de manufatura, serviços profissionais, serviços administrativos, varejo e educação, conforme dados da rede social.
A Geração Z é a que ocupa em uma proporção maior os cargos da linha de frente, cargos de gerencia, conforme com uma pesquisa da rede social, as áreas de saúde, atendimento ao consumidor e varejo.
“A proporção de profissionais da Geração Z na plataforma do LinkedIn é mais expressiva do que sua representação na população brasileira, o que é extremamente relevante para nós”, informou Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para América Latina e África.
Brasileiros no LinkedIn
A rede social LinkedIn declarou que 65% dos usuários aproveitam a rede para se candidatar a vagas de empregos. Para a grande maioria, na rede social a principal função para utilizarem é se candidatar para empregos.
“São quase 50 milhões de profissionais acessando a rede todas as semanas para buscar oportunidades, manter conexões e aprender”, declara o diretor-geral.
Em meio as vantagens consideradas por usuários da plataforma, sentir uma conexão à sua rede profissional e permanecer sempre informado sobre os acontecimentos do mercado de trabalho são as mais consideradas interessantes e usadas pelo público.
Sendo assim, os conteúdos que contém informações, tem recebido um espaço cada vez maior, tendo um engajamento maior que outros tipos de publicações.
Para o ano de 2025, as expectativas da rede social LinkedIn é envolver-se com Inteligência Artificial (IA), porém sem notícias apresentadas para os meses seguintes.