Enem aumenta o prazo de inscrições para até dia 14 de junho
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram adiadas para até o dia 14 de junho, conforme o ministro da Educação, Camilo Santana. Anteriormente, o prazo acabaria às 23h59 desta sexta-feira (7).
De acordo com o ministro, as inscrições foram prorrogadas para que mais estudantes possam ter a oportunidade de participar do Enem.
“Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante. Os concluintes do ensino médio em escola pública não pagam taxa de inscrição”, publicou em uma rede social.
Santana disse que quase 100% dos estudantes do último ano do ensino médio de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe se inscreveram no Enem.
Já no caso do Rio Grande do Sul, mais de 70% dos alunos da rede pública que devem finalizar o ensino médio neste ano estão inscritos.
Mas afinal…
Em que site fazer a inscrição? Entrando na Página do Participante, em enem.inep.gov.br/participante.
O valor da taxa de inscrição? O exame tem o valor de R$ 85 e deve ser pago até 19 de junho. Só então após a confirmação do pagamento, a inscrição estará confirmada.
Formas de pagamento? Deve ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito.
Os isentos da taxa precisa se inscrever no Enem? Com toda certeza, mesmo quem adquiriu a isenção (sendo aluno da rede pública) precisa se inscrever. De outra forma, não poderá realizar a prova.
Para que serve o Enem? Ele é uma das possíveis possibilidades de entrada para a educação superior no Brasil, avaliado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há de se falar em Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
Data de aplicação da prova? Dias 3 e 10 de novembro.