O Dia dos Namorados é comemorado no Brasil no dia 12 de junho, a próxima quarta-feira.
Além de ser véspera do dia de Santo Antônio, a data é muito atrativa para o comércio. No ano de 1948, o publicitário João Agripino Dória fez a primeira campanha de Dia dos Namorados na data, que à época, marcava um período de esfriamento do varejo.
Mesmo com 80 anos depois, a sugestão se mantém como um “caso de sucesso”, conforme o economista Ricardo Macedo. “Pelo que a gente tem da estrutura das escolas, que você tem férias em julho, as famílias tendem a diminuir o ritmo de alguns gastos”, diz Macedo.
O economista informa que a data está dentre as três principais e mais lucrativas do ano para o comércio.
Conforme com a Neotrust, empresa que tem especialidade na análise de dados do mercado digital, há um aumento significativo nas compras ao decorrer das duas semanas que antecedem à data.
Fazendo uma certa comparação com o período das duas semanas anteriores, o faturamento do e-commerce brasileiro já verificou um aumento de 8,4%, representando um acréscimo de R$ 834,4 milhões, de acordo com a empresa.
Salto nas vendas
Estima-se entre todos os setores do comércio que as vendas devem crescer em 2024.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) conta com uma alta de 5,6% no aumento de vendas no varejo brasileiro, acabando com o saldo de R$ 2,59 bilhões.
Setores de shoppings aguarda o movimento aumentar 4,2%, faturando dessa forma R$ 4,4 bilhões no período de 6 a 12 de junho. Conforme a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 81% dos shoppings estão esperançosos com a data.
No comércio eletrônico, a Neotrust diz que o setor teve um aumento de 12,7% no primeiro trimestre, a maior alta que já tiveram em um ano. Se caso mantenha assim, a empresa espera que o e-commerce embolse R$ 7,08 bilhões no Dia dos Namorados.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) tem um palpite um pouco mais otimista, de faturar R$ 7,5 bilhões.
“Mesmo que o cenário macroeconômico ainda apresente desafios, o avanço nas vendas projetadas para o Dia dos Namorados reflete uma melhora nas condições de crédito e na confiança do consumidor”, informa José Roberto Tadros, presidente da CNC.
Conforme o Sebrae-SP, a movimentação no próximo dia 12 pode auxiliar média 446 mil pequenos negócios. Em meio, 384 mil são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 62 mil micro e pequenas empresas.