Henrique Chagas, de 27 anos, veio a óbito após fazer um procedimento estético de “peeling de fenol” em clínica localizada em São Paulo. O tratamento iniciou-se média 10h30 da segunda-feira (03) na Studio Natalia Becker, em Campo Belo, na Zona Sul da cidade de São Paulo.
Ao decorrer do procedimento, Henrique começou a ficar com muita dificuldade de respirar e pediu ajuda. A responsável da clínica, Natália Becker, de 29 anos, disse que teria feito o “peeling facial” com aplicação de Alivium 500 mg.
Foi entrado em contato com a Polícia Militar na tarde do mesmo dia para atender a ocorrência. Ao chegarem ao local, os policiais se depararam com Henrique já desacordado, durante o atendimento de uma equipe do Samu que tentava reanimá-lo. Apesar das inúmeras tentativas, ele não resistiu e veio a óbito.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo comunicou que a esteticista está sendo investigada. Tal ocasião foi considerada morte suspeita e está sendo examinado como homicídio culposo pelo 27º DP.
Algumas testemunhas informaram à polícia que Henrique demostrou sinais de não estar bem de saúde logo depois do início do procedimento. Marcelo, namorado de Henrique, informou que ele sempre teve o interesse de fazer o procedimento e então encontrou a clínica através das redes sociais. O namorado também disse que não houve nenhum teste prévio para ver se o mesmo tinha alergia.
Natália Becker, que informa no site da clínica ter estúdios em Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo, desativou o Instagram após a tragédia. A página dela no Facebook continua ativa.
Como funciona o ‘peeling de fenol’?
O “peeling de fenol” é um procedimento estético que se aproveita de solução química para esfoliação e remoção das camadas danificadas da pele. O termo “peeling” vem do inglês e significa “descamação”.
Tal procedimento é intenso e possibilita tratar cicatrizes, rugas e danos rigorosos advindos do sol. O tratamento inicia com avaliação da pele por um dermatologista ou cirurgião plástico, após passa por uma preparação da pele que pode haver o uso de alguns produtos tópicos e evitar a exposição solar.
Ao decorrer do peeling, a solução de fenol é sobreposta na pele, resultando em uma esfoliação profunda que remove várias camadas da pele. Isso leva a regeneração de uma nova camada mais lisa e uniforme. Por conta da profundez do tratamento, pode haver a necessidade de anestesia local ou sedação. Depois da aplicação, a pele é neutralizada e protegida com pomada ou curativos.
A recuperação pode ser duradoura, com vermelhidão, inchaço e descamação intensa. Alguns riscos do procedimento incluem infecção, mudanças na pigmentação da pele, cicatrizes e, por motivo da toxicidade do fenol, possíveis consequências no coração, fígado e rins.