Média de 18,5 milhões de alunos participaram nesta terça-feira (4) da primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
A maior disputa científica do Brasil registrou no ano de 2024 o maior número de escolas e municípios inscritos, tendo 56.516 mil instituições de 5.564 cidades, o que significa a participação de 99,9% dos municípios brasileiros. Serão premiados com medalhas e oportunidade de bolsa de estudo, os alunos com melhor desempenho na prova.
A Obmep é dividida em duas fases. Sendo a primeira etapa, foi na terça-feira (4), onde foi aplicada uma prova com 20 questões de múltipla escolha, sendo dividida em três níveis, conforme o grau de escolaridade do aluno.
Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). Tendo o estudante o total de 2 horas e 30 minutos para concluir o exame. Já alunos que tem necessidades especiais possuem de 3 horas 30 minutos para finalizar a prova.
Na primeira fase, as escolas farão a aplicação e correção dos exames dos alunos, que precisam fazer conforme as instruções e os gabaritos feitos pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). A concorrência acontece dentro da própria escola em primeiro instante, com alunos do mesmo nível, para vagas na segunda fase da Obmep em quantidade já definida que muda de acordo o número de candidatos pela escola, por nível.
Os locais de ensino que estão localizados no Rio Grande do Sul e incapacitados de aplicar a primeira fase da prova, por consequência das enchentes que atingiram o estado, estão sendo atendidos pela coordenação da Olimpíada com as devidas orientações.
O resultado de quem foi classificado para a segunda fase da prova, será publicado na página da Obmep no dia 2 de agosto e a prova da segunda fase, acontecerá no dia 19 de outubro em locais de aplicação definidos pelo Impa.
Por fim, em 20 de dezembro, a Obmep irá divulgar no site a tão aguardada lista dos premiados da 19ª edição da prova Obmep.